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Sobre

O CEPHAS

O CEPHAS

O Cephas - Centro Presbiteriano de Educação Infantil, foi fundado em 15 de novembro de 1981 pela Igreja Presbiteriana de Osasco e, atualmente, faz parte do projeto de educação infantil da Igreja Presbiteriana de Pinheiros. Aproximando-se da sua 4° década, permanece com o objetivo de contribuir na área da educação, promovendo a atenção integral à criança com intuito de desenvolver os domínios físico, psicológico, cognitivo e social, respeitando as possibilidades e característica de sua faixa etária (De 4 meses à 5 anos de idade).

Modelo Pedagógico CEPHAS

Nosso modelo pedagógico é o cognitivo-interacionista. Entendemos que o aluno precisa interagir com a realidade, mas é importante que professor transmita o conhecimento, considerando a maturidade e o desenvolvimento cognitivo do aluno para entendê-la.

Não somos, portanto, nem sócio interacionistas, nem construtivistas. Mas cognitivo-interacionistas.

O modelo de cognição que temos adotado considera que para aprender precisamos perceber, compreender e refletir sobre os objetos do conhecimento estudados. Assim, quando o professor transmite o conhecimento, ele deve induzir seus alunos por cada uma dessas etapas. O aluno, por sua vez, deduz cada uma delas. Esse movimento está baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa.

Para nós é importante que o conteúdo faça sentido para o aluno. Afinal quem nunca perguntou: “Para que estou estudando isso?”. Também é importante, em nossa visão, que, na interação com os objetos do conhecimento, o aluno ou aluna perceba que tudo faz parte de uma mesma realidade. Assim, é impossível não haver troca de conhecimentos entre as diferentes disciplinas.

Os autores que defendem essa linha são: Jean Piaget e Lev Vygotsky. É alvo maior da proposta pedagógica do CEPHAS que a formação escolar e acadêmica propicie aos alunos a capacidade de aprender a relacionar-se com Deus, com o próximo e com o mundo, de forma que o saber acadêmico lhes dê condições de entenderem sua relação com o mundo físico e social, a partir de seu relacionamento com Deus.

Nossa Proposta

  • Desenvolver atividades lúdicas, recreativas e culturais;
  • Possibilitar a inclusão digital através de aulas de iniciação à informática;
  • Trabalhar com a música para desenvolver na criança capacidades como: audição, percepção, descriminação de diversos sons;
  • Desenvolver através das aulas de Ballet e Judô, a expressão corporal, concentração, respiração, disciplina e diversos ritmos e movimentos;
  • Desenvolver a fonética da língua Inglesa, e proporcionar a aquisição oral e auditiva do vocabulário;
  • Incentivar o gosto pela leitura através da contação de história, pois ao ouvir histórias a criança enriquece as experiências infantis;
  • A linguagem artística na educação infantil tem um papel muito importante, pois envolve vários aspectos no desenvolvimento: cognitivo, afetivo e cultural;
  • Estabelecer relações entre a criança e a natureza, proporcionando assim o conhecimento da natureza e do homem;
  • Introduzir na vida das crianças a iniciação à matemática de maneira lúdica, fazendo uso de vários recursos, buscando assim desenvolver na criança um raciocínio lógico;
  • Contribuir para a construção de sua cidadania no conhecimento de seus direitos e deveres e na construção de valores morais, éticos e espirituais, por meio de ações, na área de educação.

O Centro Presbiteriano de Educação Infantil é uma escola confessional. Proclamamos o nome de Deus, através dos ensinamentos bíblicos, nossos alunos diariamente fazem oração agradecendo a Deus pelo dia, pelo alimento, pela sua família e pela escola.

Utilizamos o material do Mackenzie, que contribui com a formação dos nossos alunos, que tem uma excelência acadêmica integrada à educação valorativa cristão na formação de cidadãos. O Material do Mackenzie de Ensino, fundamenta – se na filosofia da fé cristã e nos princípios bíblicos.

FINALIDADES

O CEPHAS tem por finalidade, promover o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação educativa da família. Desde a sua constituição em 1981, convicto dos benefícios sociais, na educação e na melhoria das condições sociais e educacionais da comunidade, se inspira nos ideais do amor ao próximo e de solidariedade.

CONSTITUEM OS OBJETIVOS

• Promover ações de atenção materno-infantil, incentivando o cumprimento das normas e orientações referentes ao aleitamento materno;

• Promover a atenção integral à criança com intuito de desenvolver os domínios físico, psicológico, cognitivo e social, respeitando as possibilidades e característica de sua faixa etária;